Desafios para se vender no marketplace em 2021

 

Lições e aprendizados de 2020 que devemos levar para 2021, onde devemos entender e colocar em prática para vender marketplace

Neste texto mostraremos uma visão de como podemos nos preparar não só para o ano de 2021, mas como entender as mudanças que 2020 nos trouxe e que vieram para ficar. As lições que o mercado e os consumidores nos sinalizaram e ainda sinalizam, para que os vendedores não apenas possam adequar seus negócios, mas também o seu processo de venda e relacionamento com o cliente. Este último por sua vez pode ser essencial não apenas para se manter vendendo, mas para que possa ter crescimento, faturamento e renda. Segundo especialistas as pessoas têm suas lembranças positivas ou negativas no auge e no momento final de uma experiência, o objetivo é que no auge e no momento final da experiência de compra, estes clientes não tenham uma experiência negativa e acabam deixando de realizar a compra, sendo um impacto muito grande principalmente quando se fala de vendedores de marketplace.

 

Como foi o ano de 2020?

Em 2020 não é segredo para ninguém que tivemos um ano atípico, a pandemia que ainda assola o planeta teve impacto em várias áreas e em todo planeta, mesmo empreendedores que se consideravam preparados, não estavam preparados em específico para uma pandemia. Muitas empresas fecharam, demitiram funcionários e passaram por inúmeras situações desoladoras. A pandemia está sendo de perdas incalculáveis em todas as áreas de nossas vidas, mesmo neste momento não tivemos apenas notícias ruins. 

Este cenário nos forçou a acelerar alguns processos e um deles foi a venda online, vínhamos a alguns anos com crescimento. Porém na pandemia o e-commerce teve um crescimento muito grande, em torno de 47% quando comparado a 2019. E quando olhamos para o e-commerce os marketplaces representam aproximadamente 78% dessa fatia. Isso significa uma mudança de comportamento por parte dos consumidores e podemos afirmar que é uma mudança que veio para ficar.

A relação desta mudança com os vendedores de marketplace

O aumento das vendas se deve ao fato de que pessoas acostumadas a comprar em lojas físicas foram obrigadas a achar outra forma de adquirir os produtos, necessários para o seu dia a dia e também presentes entre outros. Desta forma acabaram descobriram a facilidade e comodidade de realizar as compras no conforto do seu lar, além do importante fato de que estes consumidores descobriram o quão seguro é realizar uma compra online.

Onde esta mudança de comportamento de compra impacta nos marketplaces e vendedores destes?

Um fator importante e de extrema relevância é que estes novos compradores e também os antigos, levam em consideração algo muito importante para realizarem as suas compras. Levam em consideração a segurança e confiança, pois estes dois fatores são itens vitais para realizar uma compra. Estes compradores buscam um local seguro e que possam evitar ao máximo o risco de ter algum prejuízo, por este motivo acabam efetuando suas compras em um local confiável, neste caso em marketplaces. 

Você deve estar se perguntando onde entra a relação dos vendedores de marketplace e a confiança do comprador, sendo que ele já está em um marketplace confiável, como Mercado livre, Shopee, entre outros. Assim como para os marketplaces, o comprador quer confiar que irá fazer uma compra perfeita, do melhor vendedor e tudo que ele não quer é ter problemas durante suas compras. Ele quer ter uma boa resposta, que seu produto chegue em perfeito estado, no prazo certo, saber as informações de onde se encontra o pedido, ter o produto que ele está comprando.

Portanto, nada vai adiantar ter as melhores ofertas e produtos se, por acaso, a entrega for cancelada devido a alguma falta no estoque, ou se não conseguir responder alguma dúvida de um potencial cliente sobre um produto, ou não fazer uma boa comunicação após a venda. O fato é que sua avaliação irá falar por você e suas vendas sofrerão os resultados de acordo com sua.

 

Como os vendedores estão encarando esta situação

Os marketplaces entregam ao comprador uma forma de garantir que ele realize uma compra segura do ponto de vista do vendedor, através das avaliações e comentários a respeito do vendedor e do produto. Portanto é compreensível que os vendedores que estão felizes com o aumento do número de compradores, também são os vendedores que estão felizes com suas vendas e faturamento.

O que esses vendedores estão fazendo para garantir a satisfação de seus clientes e realizar mais vendas, é trabalhar justamente nos pontos que citamos acima:

Trabalhando na ótima comunicação com seus clientes, garantindo que eles recebam suas mensagens, atualizações da localização pedido em tempo real e garantindo que suas publicações irão vender apenas os produtos que tiverem em estoque. 

Estes vendedores estão conseguindo ter esta evolução com o uso de CRM para contas de marketplace que realizam todas estas tarefas de forma totalmente online e automatizada, além das vantagens nas vendas esta ferramenta retira do vendedor uma série de atividades que tomaria horas do dia.

Em poucas palavras, aos vendedores que querem transformar sua relação com os seus clientes e crescerem suas vendas nos marketplace, é de extrema importância a automatização de partes importantes do seu processo de vendas online e fazer um gerenciamento integrado de suas contas.

E você vendedor de marketplace como mercado livre e shopee. 

O que está esperando para iniciar uma jornada para um 2021 ainda melhor?

Então não perca tempo entre na plataforma do Idealize CRM e realize o teste gratuito e veja como você pode alavancar suas vendas online.

Clique aqui

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *